![]() |
Cidadão Kane: tido como o mais injustiçado na história do Oscar |
Quando se fala em futebol, duas seleções históricas não ganharam a Copa do Mundo com times fantásticos: o “carrossel” da Holanda de 1974, batido pela Alemanha e o Brasil de 1982, eliminado pela Itália de Paolo Rossi, mas quando o assunto é cinema, a lista de “injustiçados” é muito maior
Na opinião de grande parte dos cinéfilos, não é de hoje que a Academia comete enganos ao entregar suas estatuetas. Os apaixonados por Oscar, classificam como 'atrocidade' entregar o Oscar de melhor filme a um trabalho absolutamente banal como "Rocky", mas existem outros, ainda que menos evidentes. Veja abaixo algumas das injustiças cometidas pela maior premiação do cinema mundial. Essa é uma lista pessoal e, é mais que provável que outros filmes entrem na lista de 'injustiçados', dependendo da opinião de cada fã de cinema.
1. Luzes da Cidade (1931) Ganhador: Grande Hotel
2. Cidadão Kane (1941) Ganhador: Como era verde o meu vale
Observação: Mais que o prêmio de melhor filme, "Cidadão Kane" merecia o prêmio de melhor diretor. Orson Welles inventou um novo conceito de cinema com esse filme. Talvez exatamente a esse fato se deva a não premiação de Welles como diretor. "Cidadão Kane" é um filme de vanguarda, e quando algo está a frente de seu tempo normalmente recebe o reconhecimento merecido tardiamente.
3. Assim Caminha a Humanidade (1956) Ganhador: A Volta ao Mundo em 80 dias
4. Laranja Mecânica (1971) Ganhador: Operação França
5. O Poderoso Chefão II (1974) Ganhador: O Amigo de Tonto
6. Taxi Driver (1976) Ganhador: Rocky
7. Pulp Fiction (1974) Forrest Gump
8. Clube da luta (1999) Shakespeare Apaixonado
9. Momento (2000) Gladiador
10. Cidade de Deus (2002) Ganhador: O Pianista
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!