Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto “A Cor da Cultura” e a luta pela valorização da cultura afro-brasileira



A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro e a Seppir - Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial
Nesta terceira fase o A Cor da Cultura pretende oferecer as bases para a sustentabilidade e autonomia na utilização dos materiais e metodologias para o fortalecimento das redes.O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo.

Histórico da ONG

A ONG foi fundada em 1994, tem sede na capital paulista e foi declarada Utilidade Pública no Município e Estado de São Paulo. Desenvolve projetos e ações na área da educação, como formação de educadores, produção de material pedagógico, desenvolvimento de programa de integração da escola com a comunidade entre outros.

Outro organismo de apoio à cultura negra é a ACEAA, que foi criada em 1996 para realizar atividades e programas relacionados aos estudos africanos e asiáticos. Promoveu e realizou inúmeras atividades como: curso de pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil, curso de Relações Internacionais, curso de História do Século XX, seminários e cursos de formação sobre a África, cursos de formação de professores, entre outras.

Já o CEAP é uma ONG, fundada no Rio de Janeiro em 1989, por ex-internos da Funabem, Movimento de Mulheres e membros da comunidade negra. Trata-se de espaço acadêmico especializado em estudos de relações raciais e suas interações com gênero, educação, culturas, identidades, desigualdades sociais, políticas públicas e movimentos sociais.

Várias outros movimentos e ONGs desenvolvem um importante trabalho de apoio e conscientização do movimento afro no Brasil, ações estas que vem construindo uma nova realidade e conquistando novos espaços para a população afro brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!