Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fã confesso de Reed, Bowie e Pop, Dave Thompson escreve livro contando a trajetória de três figuras controversas do rock



Uma estrela apagada que quase havia desistido da música, um viciado em heroína criador de problemas e um ser andrógino taxado de estranho. O cenário com essas três figuras peculiares poderia ser um bar decadente ou um centro de reabilitação

Ele é um dos vértices do triângulo apresentado no excelente "Dangerous Glitter - Como David Bowie, Lou Reed e Iggy Pop Desceram ao Inferno e Salvaram o Rock'n Roll", escrito por Dave Thompson, um jornalista inglês autor de cem livros sobre cultura pop.A morte de Lou Reed, em 27 de outubro último, colocou um ponto final numa era. Um clarão de lucidez saltou do noticiário naquela manhã de domingo: o mundo havia perdido um de seus artistas mais importantes. O fundador do Velvet Underground esteve no centro dos períodos mais rebeldes, estranhos e energéticos que a música jovem viveu nos últimos 50 anos.

Thompson cruzou os caminhos dessas três figuras, contando suas trajetórias desde o princípio e levando-as ao ápice de seus movimentos selvagens --o tempo de muita purpurina, salto alto, penteados horrorosos, maquiagem de travesti e androginia de butique conhecido como "glitter" ou "glam rock" nos anos 1970.

Ele entrevistou diversas testemunhas ao longo do tempo, falou com as estrelas e soltou a mão com senso de humor e inteligência.

O resultado é um livro de caráter histórico, ainda mais com o desaparecimento de um de seus protagonistas.

"Dangerous Glitter" nos leva ao interior da Factory, a central nova-iorquina de Andy Warhol onde o Velvet Underground --ainda uma banda barulhenta e estilosa-- encontrou o seu ninho.

Em 400 páginas, a obra viaja dos Estados Unidos à Europa, retratando a situação da indústria fonográfica do período. Os altos e baixos do trio que dá nome ao livro são retratados e, entre eles, estão os trabalhos em conjunto, a ascensão à fama, o consumo desenfreado de drogas — especialmente por parte de Iggy Pop, que quase sofreu uma overdose —, as relações comerciais com as gravadoras e outros fatos marcantes.

DANGEROUS GLITTER
AUTOR Dave Thompson
TRADUÇÃO Alyne Azuma
EDITORA Veneta
QUANTO R$ 79,90 (400 págs.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!