Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Preservação da cultura nacional: "Todo mundo sabe quem é Pablo Picasso ou Salvador Dali, mas desconhece Cândido Portinari e Di Cavalcanti"


Mergulhada em temáticas nacionais, que incluem manifestações folclóricas, sobretudo nordestinas, a mostra reúne produções figurativas que apresentam intensa vivacidade a partir de contrastes e combinações, explorados pelo artista no uso das cores. "O povo nordestino é muito sofrido, mas alegre", conta Hammler

Integram a exposição 50 obras (60 cm X 60 cm), que foram produzidas nos últimos dez anos. Nos trabalhos, estão figuras como bonecos gigantes de Olinda e animais fantásticos da manifestação "Bumba Meu Boi".

Parte da exposição é dedicada às homenagens do pintor a personalidades de diferentes setores como o artista Ariano Suassuna, o arquiteto Oscar Niemeyer e a própria mulher, a advogada e filósofa Marisa Segato. "Faço casinhas e carrinhos de raspa-raspa, todos coloridos, e coloco os nomes dos homenageados", explica.

Outras iniciativas que ajudam a preservar cultura nacional

Uma série de instituições dedica-se à guarda de acervos de artistas brasileiros. Na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, repousa um significativo número de arquivos pessoais de literatos. 

Entre eles, Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade. Lá também estão coleções de interesse histórico, como a do ex-presidente Afonso Pena, que deixou importante documentação que cobre o período de 1906 a 1909.

O Instituto Moreira Salles é outro depositário de acervos. Lá estão as coleções de escritores importantes do século 20, como Otto Lara Resende e Vinicius de Moraes.

 A fotografia recebe especial atenção da entidade, que adquiriu coleções de nomes como Augusto Malta, Marc Ferrez e Alice Brill. O Instituto de Estudos Brasileiros é outra morada de tesouros sem par. Lá repousam os espólios de Mario de Andrade, Graciliano Ramos e João Guimarães Rosa. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!