Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Terra do grande escritor português Fialho de Almeida, Cuba destaca-se entre outras cidades lusitanas



Na pacata e simpática cidade com ruas ladeadas de casas pintadas de branco para atenuar o calor que vai a 40ºC no verão, vale a pena um passeio a pé onde se pode conversar com estudantes, empresários e agricultores locais

Os inúmeros achados arqueológicos são testemunho da ocupação do espaço onde atualmente se situa a vila de Cuba desde a pré-história, sendo também evidentes os vestígios de uma importante ocupação na época Romana, tal como algumas ruínas de “villas” e pontes.Cuba é uma cidade lusitana cujo nome não podia ser mais sugestivo, a 200 quilômetros a sudeste de Lisboa.

 O pequeno município com quase 5.000 habitantes, localizado no coração do Alentejo, uma das regiões historicamente mais pobres de Portugal, hoje ostenta números de fazer inveja a outros municípios bem mais portentosos.

Para uns, o nome da vila de Cuba terá tido origem na deturpação da palavra árabe “Coba”, diminutivo de pequena torre. Para outros, por ter sido conquistada pelas hostes de D. Sancho II, o seu nome deve-se ao fato de ao entrarem na vila, os soldados terem encontrado grande número de “cubas” de vinho, tendo-lhe dado o nome de ”Cuba”.

Da ocupação Árabe parece dar testemunho um dos primeiros arruamentos abertos na Vila, que ainda hoje se denomina como "Rua da Mouraria", sendo que tal como noutras povoações, mesmo após a reconquista alguns habitantes Árabes terão ficado a residir no território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!