Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mexicana Elena Poniatowska vence Prêmio Cervantes 2013



A escritora mexicana Elena Poniatowska foi, esta terça-feira, agraciada com o Prêmio Cervantes 2013, distinção máxima para a literatura hispânica. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Cultura e Desporto espanhol, José Ignacio Wert

Da Espanha, esta manhã, partiu o telefonema com o anúncio que apanhou a escritora de surpresa. Aos 81 anos, o reconhecimento que agora adquire torna-se um ponto alto da sua carreira e um estímulo para os anos que se seguem, "dez, pelo menos", segundo é seu desejo. "É uma grande alegria estar ao lado de (Carlos) Fuentes, Sergio Pitol e José Emilio Pacheco, são três homens e agora eu, que sou uma mulher. Acredito que, na história do prêmio, apenas três mulheres ganharam e eu sou a quarta", afirmou Poniatowska.

O Prêmio Cervantes, no valor de 125 mil euros, que é concedido pelo Governo espanhol e distingue anualmente, de forma alternada, escritores espanhóis e latino-americanos, é considerado o Nobel da Literatura espanhol e foi criado em 1975 pelo Ministério de Cultura. A láurea reconhece a contribuição do conjunto da obra de um escritor para enriquecer o legado literário hispânico.. O vencedor é escolhido por um júri de acadêmicos, ex-vencedores e membros da imprensa.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá em23 de abril de 2014, na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid, data que marca a morte do autor espanhol Miguel de Cervantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!