Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 2 de novembro de 2013

Festival de teatro leva à população de Piracicaba peças, debates e oficinas



Levando a cultura ao interior, serão mostradas 21 atividades gratuitas, entre apresentações teatrais, debates e oficinas, na oitava edição do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), que vai até o dia 10 de novembro

Segundo ele, neste ano, 217 projetos de todo o país se inscreveram para participar do festival. Fentepira é um festival de teatro que acontece em Piracicaba e que tem a pretensão e a ambição de ser um festival nacional, com uma boa representação no país. E ele caminha nessa direção. Há muito tempo, vem recebendo espetáculos de todo o país, de vários grupos e estados brasileiros, destacou Roberto Rosa, em entrevista à Agência Brasil. 

A curadoria se primou em colocar em cena grupos que buscam sua própria linguagem, que buscam construir uma estética própria, uma dramaturgia própria, explicou o curador sobre a escolha das peças que fazem parte do festival. Com 21 atividades gratuitas, entre apresentações teatrais, debates e oficinas, a oitava edição do Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira) vai até o dia 10 de novembro. A ideia do festival, que foi incluído no calendário oficial do município paulista em 2007, é colaborar para a formação do público, estimular a criação artística e possibilitar o acesso aos espetáculos.

Do total de peças que serão apresentadas até o dia 10 de novembro, dez compõem a mostra principal e foram selecionadas pelo ator e diretor Roberto Rosa, fundador da Companhia de Teatro Fábrica, em São Paulo, e curador da Fentepira. Após a apresentação dos dez espetáculos da mostra principal, a plateia será convidada a participar de sessões de bate-papo com as integrantes das companhias.
O evento contará com seis atividades paralelas, entre elas oficinas de teatro e a participação em uma audiência pública que vai discutir o Programa de Ação Cultural (Proac), marcada para a manhã de terça-feira (5) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). No interior do estado está ocorrendo uma movimentação bastante grande para reivindicar políticas públicas [para a cultura] dentro do próprio município e também no estado. Coincidentemente, neste período do festival, vai ocorrer a audiência pública na Alesp que vai discutir o aumento de recursos do Proac Editais da ordem de R$ 100 milhões, disse o curador.

Três espetáculos serão apresentados ao ar livre na Praça José Bonifácio, no centro da cidade. Haverá também espetáculos em outros pontos da cidade. Uma característica do festival, desde as últimas edições, é não ficar restrito ao teatro da cidade ou ao espaço mais central, mas também [levar apresentações] aos bairros mais periféricos e afastados do centro. Sentimos que o festival está se enraizando na cidade e criando um diálogo mais próximo com a população, destacou Roberto Rosa.

Mais informações sobre as peças e a programação do festival podem ser encontradas no site www.fentepira.com.br.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!