Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dia Nacional da Cultura traz gratuidade em diversos museus




Esta terça-feira (5), marca as comemorações do Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e marca o aniversário de nascimento do jurista, político, escritor e diplomata Rui Barbosa (1849-1923)


Maranhão: Museu Casa Histórica de AlcântaraPela magnitude da data e para celebrar, alguns museus ligados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) estarão com entrada gratuita. São eles:

Minas Gerais: Museu do Ouro, Museu Regional de São João del-Rei e Museu do Diamante
Rio de Janeiro: Museu Imperial, Museu da República, Museu Nacional de Belas Artes, Museu Casa da Hera, Museu de Arqueologia de Itaipu e Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio
Rio Grande do Sul: Museu das Missões
Santa Catarina: Museu Victor Meirelles

Museu da Abolição

Além da entrada gratuita amanhã, o Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), também abrirá ao público a sua reserva técnica. Enquanto aguarda as obras de conservação do antigo casarão que ocupa e a adequação dos espaços às necessidades museológicas, viabilizadas com recursos do PAC das Cidades Históricas, o Museu da Abolição apresenta, temporariamente, os objetos de sua reserva técnica.

O público terá a oportunidade de conhecer a coleção do museu, que também aproveita o mês da Consciência Negra para realizar debates e reflexões com a comunidade sobre as mudanças nas concepções de museu e de coleta de objetos, por exemplo, além do processo histórico de criação do Museu da Abolição.

Além dos objetos que fizeram parte da exposição inaugural do Museu da Abolição, o processo abolicionista através dos textos oficiais, realizada em 1983, os visitantes também poderão conhecer objetos históricos ligados à temática da escravidão, como instrumentos de tortura, objetos representativos da casa grandes e dos engenhos, objetos religiosos e comemorativos referentes à abolição, além da escultura Samburu Dance I, da artista holandesa Marianne Houtkamp – doada ao museu no ano passado pela Receita Federal e recentemente restaurada.

Fonte: I
nstituto Brasileiro de Museus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!