Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

sábado, 23 de novembro de 2013

Centenário do Poetinha é tema de Exposição em Buenos Aires



Vinícius de Moraes é reconhecido no mundo todo por suas composições e, como a Argentina não poderia ficar de fora desse grupo, os portenhos também organizaram atividades para celebrar o centenário de nascimento do artista brasileiro


A mostra reúne fotos íntimas, instalações de vídeo e documentários, e tem como trilha sonora a sua canção mais lembrada, "Garota de Ipanema", composta com Tom Jobim, um de seus maiores parceiros musicais. Realizada em um centro cultural do elegante e requintado bairro da Recoleta, a exposição tem curadoria de duas argentinas, a artista plástica e estilista Renata Schussheim e a ex-companheira de Vinícius, Marta Rodríguez Santamaría.

Entre as 90 imagens exibidas na galeria estão retratos do poeta com Pelé, os poetas chilenos Pablo Neruda e Gabriela Mistral, e o cineasta norte-americano Orson Welles. Um dos maiores destaques do espaço é um painel que se abre diante dos olhos do visitante, mostrando um enorme telão com projeção digital das areias e o barulho do mar da praia carioca de Ipanema.

Livros e cartas de Vinícius também integram a exposição, que, fora do Brasil, é a maior homenagem ao centenário do artista. O espaço que abriga a mostra é a sala Cronopios, nomeada assim devido aos famosos personagens do escritor argentino Julio Cortázar, que se consagrou como um dos mais importantes do Realismo Fantástico latino-americano. A exposição deve ficar aberta por três semanas.

No Brasil, a mais recente homenagem ao Poetinha foi idealizada pelos Correios, que acabam de lançar um selo em comemoração ao centenário (foto ao lado). A novidade foi divulgada na exposição Filatélica Mundial Brasiliana 2013, que acontece no Rio de Janeiro (RJ).

O selo foi inspirado nos antigos LP’s de Bossa Nova e traz elementos ligados a Vinicius, como o calçadão de Ipanema, violões e máscaras de teatro, além de um trecho do "Soneto da Fidelidade", um dos mais conhecidos escritos por ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!