Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Frida Kahlo: um símbolo do México, da autonomia feminina, da sensibilidade e da visibilidade das dores e sentimentos da mulher


 A palestrante de estudiosa da obra de Frida Kahlo, Begoña Sáez Martinez falou por quatro horas sobre da artista mexicana, sua vida, arte e atuação política




Frida Kahlo pode ser considerada um símbolo do México, da autonomia feminina, da sensibilidade e da visibilidade das dores e sentimentos da mulher. A artista mexicana é uma das figuras mais importantes da América Hispânica, e esta característica – o hispanismo – transformou Frida em um objeto de estudo para os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol do Campus Taguatinga Centro. Um objeto de estudo que, por suas cores, imagens e sensações fortes, talvez nem possa ser tratada como objeto, mesmo quando observada por estudantes.

A inserção dos estudantes do IFB no mundo de Frida Kahlo ocorreu na última quinta-feira, 29 de agosto, em um seminário realizado na Universidade de Brasília (UNB). A história dela é de uma mulher batalhadora como de muitas outras e, nesse caso, que tentou superar a vida [as dores] com a arte”, disse uma das estudantes que prestigiaram o evento.

A professora Aline Fernandes, que acompanhou a turma à UNB, explica que a atividade não é parte de uma disciplina específica, mas compõe uma carga horária extraclasse de 200 horas que os graduandos precisam cumprir até o final do curso. "O tema das nossas atividades complementares é cultura hispânica e eu já pretendia falar sobre pintura com essa turma; então, quando eu vi esse seminário, eu resolvi trazê-los aqui", disse a professora.


A palestra realizada na Universidade de Brasília (UNB) foi organizada pelo Núcleo de Recursos y Estúdios Hispânicos da Embaixada da Espanha. O seminário, intitulado "Frida Kahlo, La artista frente ao mito", dividiu-se em duas partes: a primeira pela manhã e a segunda à tarde; os estudantes do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Espanhol participaram do encontro vespertino.

A palestrante Begoña Sáez Martinez é assessora de la Consejeria de Educación da Embaixada espanhola no Brasil e falou por quatro horas sobre Frida Kahlo, sua vida, arte e atuação política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!