Construção - Reforma - Manutenção

Construção - Reforma - Manutenção
Clientes encantados é a nossa meta!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cataratas: nas águas do Iguaçu, uma força grandiosa de beleza insuperável



Dos principais saltos do Iguaçu, cinco deles estão do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino, mas a melhor vista é de quem observa o cenário a partir do Brasil

A origem da palavra Iguaçu, que significa "água grande" na etimologia tupi-guarani, veio se somar às cataratas e formaram as quedas do rio Iguaçu. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou há aproximadamente 200 mil anos.


As mundialmente famosas quedas d’água sobre o rio Iguaçu, que já tiraram o fôlego de personalidades como o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, já foram declaradas Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1984 e, recentemente, entraram para a lista das novas Sete Maravilhas Naturais.

Binacional

Seja como for, vale a pena visitar os dois lados: o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, na parte brasileira, e o Parque Nacional Iguazu, na Argentina.

As Cataratas ficam a 40 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu, e a apenas 17 quilômetros da argentina Puerto Iguaçu. Elas são formadas por 275 quedas d’água, em forma de ferradura, em um arco com três quilômetros de extensão. Elas são cercadas por um parque natural de 252 mil hectares, que se estende pelo território de ambos os países.

Depois de assistir ao majestoso espetáculo das Cataratas, sentindo no rosto um pouco da força das águas da Garganta do Diabo, o visitante voltará uma outra pessoa, mais consciente ecologicamente. E isso vai lhe servir para a vida toda e, certamente, com uma nova visão daquele mundo majestoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!