domingo, 6 de outubro de 2013

68 autores irão para a Alemanha representar a literatura brasileira na Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013



O Brasil será o homenageado na Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013 com 68 autores que integram a comitiva que irá para a Alemanha representar a pluralidade da literatura brasileira

O Brasil será o país-tema, em 2013, de um dos principais encontros da literatura mundial. De 9 a 13 de outubro, a produção literária Brasileira será homenageada na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, que contará com a presença de mais de 100 editoras nacionais, de dez estados e do Distrito Federal.

O convite para a homenagem foi feito ao Ministério da Cultura em outubro de 2010, e resultou em um acordo firmado entre as duas partes para concessão de bolsas de apoio à tradução e publicação.

O orçamento de bolsas em 2013 é de R$ 1,7 milhões, designados para a tradução de 110 autores brasileiros em 30 diferentes países. Desde 2011, 357 bolsas de apoio à tradução e publicação foram concedidas, sendo 48 destinadas à tradução para o alemão.

Programação

A programação literária do Brasil na Alemanha teve início em março e se prolongará até outubro de 2013. Ao todo, serão cerca de 150 eventos literários, entre debates, palestras e leituras, envolvendo aproximadamente 90 autores e palestrantes brasileiros em espaços culturais de diversas cidades alemãs, sendo as principais Frankfurt, Berlim, Colônia, Leipzig, Bohn e Mainz.

A lista dos 68 autores convidados para integrar a comitiva que irá para a Alemanha representar a pluralidade da literatura brasileira foi divulgada pelo Comitê Organizador em março, durante a Feira do Livro de Leipzig.

Serão 32 autores de prosa, 11 infantojuvenis, sete poetas, cinco críticos e nove autores na área de conhecimentos e biografias, além de quatro autores de história em quadrinhos ou romance gráfico, que participarão de mesas, leituras e debates da programação.

Comitê

Dentre os compromissos assumidos pela parte brasileira estava a criação de um Comitê Organizador do projeto Brasil Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt 2013, responsável pela pilotagem de toda a programação brasileira na Alemanha em 2013.

O Comitê Organizador é constituído por representantes do Ministério da Cultura (MinC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Fundação Nacional de Artes (Funarte) e Câmara Brasileira do Livro (CBL). Como instância máxima de decisão do Comitê, o Conselho Diretivo do projeto é composto pelos Presidentes da FBN e da Funarte, pelos Diretores do Departamento Cultural do MRE, de Relações Internacionais do MinC e do Centro Internacional do Livro/ FBN, pela gerente executiva do projeto e pela Presidente da CBL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!