
Atrações como dança, capoeira, exibição de filmes, palestras e mesas redondas fazem parte da vasta programação da 7ª Primavera dos Museus, festival que acontece em todo o Brasil desde 2007 e, em Manaus, será realizado de 23 a 25 de setembro, no Paço da Liberdade e na Praça Dom Pedro II, no Centro de Manaus.
O festival é resultado de uma parceria entre as instituições museológicas de todo o País e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta edição é “Memória e Cultura Afro-Brasileira” e tem o propósito de valorizar o patrimônio cultural afro-brasileiro das comunidades rurais mais longínquas às comunidades urbanas.
Em Manaus, o evento é promovido pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult). Segundo eles, o objetivo do evento é ampliar e reverberar as contribuições da África e de suas culturas para a sociedade brasileira, um universo de tradição oral de comunidades, festas de santos, terreiros, sambas, toadas, batuques, tambores e capoeiras.
Ainda de acordo com os organizadores, ainda é pequena a referência material e imaterial da cultura afro-brasileira dentro dos museus de Manaus, referências essas que poderiam estar presentes em relatos, discursos, sons, imagens e objetos a serem expostos, preservados e salvaguardados.
7ª Primavera dos Museus
A formação das atrações da 7ª Primavera dos Museus acontece de forma colaborativa em todo o Brasil, onde cada museu pode desenvolver uma programação local específica. Segundo a Manauscult, o museu que adere ao festival consegue aumento do número de visitantes, fortalecimento da imagem e visibilidade do museu e maior envolvimento com a comunidade.
A abertura do festival em Manaus será realizada a partir das 14h do dia 23, no Museu do Paço da Liberdade, entre as ruas Sete de Setembro e Bernardo Ramos, no Centro.
Na programação haverá mesas redondas com debate sobre a presença negra no município de Manaus, e também atividades culturais como visitação guiada no Paço da Liberdade; exibição de documentário; e apresentações de Capoeira e Dança Afro na Praça Dom Pedro II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!