
Faleceu Slawomir Mrozek, famoso dramaturgo e satírico polonês conhecido por sua paródia sutil e linguagem estilizada. Mrozek entrou no jornalismo como cartunista e autor de artigos humorísticos curtos, repletos de jogos de palavras e situações grotescas
Seis das peças -Policja de Mrożek (1958, "Polícia"), Męczeństwo Piotra Oheya (1959, "O martírio de Pedro Ohey"), Na pełnym morzu (1961, "Out at Sea"), Karol (1962, "Charlie") , Zabawa (1963, "The Party") eCzarowna noc (1963; "Enchanted Night"), foram traduzidos para o Inglês por Nicholas Bethell em seis peças por Sławomir Mrożek (1967). O maior sucesso das peças de Mrożek, produzidos em muitos países ocidentais, é Tango (1964, que aparece em tradução Inglês em ambos os Nove Plays do teatro moderno eStriptease, tango; Vatzlav: três jogos). Suas peças posteriores incluem Wacław (1970; Vatzlav: A Play em 77 cenas), Emigranci (1974; Os emigrantes), Amor (1979; "Cupid") e Ambasador (1984; The Ambassador).
Como um dos principais escritores satíricos da última metade do século 20, Mrożek expôs muitos dos acontecimentos absurdos dos tempos modernos. Beirando o absurdo com sua combinação de humor, sagacidade e do grotesco, o seu trabalho transgrediu sistemas políticos e econômicos, revelando tanto a universalidade e seus aspectos mais tolos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!