sábado, 17 de agosto de 2013

5º Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre começou hoje, 17



O Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre iniciou-se hoje, sábado, dia 17 e promete nove dias de intensa e diversificada programação, totalmente gratuita, envolvendo espetáculos em teatros e apresentações em bairros para alunos de escolas públicas

Integram a programação o Grupo Foclórico Mexicanisimo (México), Kencana Pradipa (Indonésia), Amka Yemenite Dance Troupe (Israel), Companhia Folclórica do Rio (UFRJ) e os coletivos do RS: Grupo Andanças, CF Tropeiros da Tradição, Solovey, 35 CTG, JOPOL, Gawasy, Afro-sul Odomode, Nadima Murad, Raça Nativa, Grupo Palestino Terra, Kadima, Gina Vitola, Grupo Xangô Lider Valente, GDF Estrela, CTG Tiarayu, Tanz Mit Huns, Os Guerreiros, ICA Raízes, Cia de dança Israeli Ketzev.A programação terá ainda homenagem e entrega do Troféu Laçador, além de desfiles etnográficos, plantio da árvore da paz e oficinas especializadas. As atividades vão acontecer no Teatro Dante Barone, Auditório Araújo Vianna, Jardim Botânico, Brique da Redenção, Rua dos Andradas, Largo Glênio Peres, 35 CTG, além de diversas escolas da rede pública.


O Festival Internacional de Folclore de Porto Alegre teve suas duas primeiras edições realizadas em 2003 e 2004, através da iniciativa do professor Clóvis Rocha, atual diretor, com a colaboração de seu Grupo de Danças e Músicas Populares Andanças. Em 2010 a Skené Projetos Culturais entrou como parceira para a 3ª edição. Desde então, o Festival de Folclore já recebeu dezenas de grupos locais e internacionais vindos da França, Equador, México, República Tcheca, Colômbia, Argentina, e Chile.


A difusão de festivais internacionais de folclore deu-se logo após o término da segunda grande guerra, numa iniciativa da Unesco para amenizar os traumas causados pelos conflitos entre as nações. Foi então que surgiram os Festivais de Folclore de caráter internacional, atualmente espalhados pelo mundo e com o objetivo de cultivar a paz através da união entre os povos e o intercâmbio entre as diversas culturas de cada país e de cada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!