terça-feira, 27 de agosto de 2013

2ª semana do Quarta que Dança 2013 avança pela Bahia



Cada trabalho inserido no projeto Quarta que Dança será encenado quatro vezes, em locais diferentes, gratuitamente, contabilizando 84 sessões de um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia


No último dia 7 de agosto, a 15ª edição do Quarta que Dança chegou à sua segunda semana. A programação reúne sete trabalhos nas quatro categorias abarcadas pelo projeto este ano: espetáculos, intervenções urbanas, danças de rua e trabalhos em processo de criação. As apresentações também alcançarão o interior nas cidades de Lauro de Freitas e Valença, dois dos 11 municípios que receberão o projeto em 2013, além da capital.

Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o Quarta Que Dança é inteiramente gratuito.

Em Salvador, serão cinco atrações, começando com a intervenção urbana Índio Boca Azul, da LIGA do Corpo, que se depara com os transeuntes da Estação da Lapa. Também surpreendendo quem passar pelas ruas, outra intervenção urbana: Tentáculos, do Núcleo VAGAPARA, farão o percurso entre o Mercado do Peixe e a Praia do Buracão, no Rio Vermelho, a partir das 16 horas.


Já o Espaço Cultural Alagados recebeu uma dobradinha de apresentações, com dois trabalhos em processo de criação: 70porcento (ou Studying Water), de Neemias Santana, e A Coisa ou a Pessoa, de Melissa Figueiredo. Nesta categoria, o público acompanha o andamento de processos criativos na concepção de novas obras, dando espaço para o desenvolvimento de pesquisas artísticas em dança, o que ocorre também através de um bate-papo posterior às sessões. Os debates são acompanhados por um profissional convidado da área, que participa das apresentações públicas e dá suporte ao processo de construção da coreografia. Fechando a lista do dia na capital, tem o espetáculo Portas, de Victor Hugo, no Centro Cultural Plataforma.

O Cine-Teatro Lauro de Freitas, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, receberá o Quarta que Dança – é a primeira vez que este espaço entra na programação oficial do projeto. Neste palco, será encenado o espetáculo Umbigo, de Dejalmir Melo. E no Baixo Sul da Bahia, no município de Valença, a dança de rua Pout-Pourri, de Marvan Carlos, artista do próprio local, ocupa a Praça da República, às 16h30.

Quarta que Dança 2013 – De 31 julho a 13 de novembro, toda quarta-feira é de dança na Bahia. Dez espetáculos, quatro intervenções urbanas, três danças de rua e quatro trabalhos em processo de criação compõem a programação da 15ª edição do Quarta que Dança, que promove apresentações em Salvador e mais onze cidades do interior da Bahia: Curaçá, Itabuna, Ituberá, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Taperoá, Uauá, Valença e Vitória da Conquista. Cada trabalho será encenado quatro vezes, em locais diferentes, gratuitamente, contabilizando 84 sessões de um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia. As 21 propostas participantes foram selecionadas dentre 120 inscritas em edital público, um recorde histórico do projeto.

A programação completa pode ser consultada na página www.fundacaocultural.ba.gov.br/quartaquedanca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!