terça-feira, 16 de julho de 2013

Pintora que retratou amiga nua, em 1913, ganha exposição em Londres

Uma das obras de Laura Knight

Laura Knight , pintora que chocou com nu em 1913 ganha retrospectiva em Londres que reconhece o seu legado para a arte britânica

Uma exposição na National Portrait Gallery, em Londres, recupera a obra de Laura Knight (1877 - 1970), uma das principais pintoras britânicas do século 20. Knight chocou o meio artístico em 1913 ao produzir um retrato de si mesma pintando um nu de sua amiga, a ceramista Ella Naper, posando como modelo. 

Anos depois, em 1929, ela tornou-se a primeira artista a ser agraciada com o título de 'Dame' pela realeza britânica e foi a artista oficial dos julgamentos de membros do regime nazista em Nuremberg, na Alemanha.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 13 de outubro, é a primeira grande mostra de seu trabalho, que se estendeu por cinco décadas e inclui mais de 40 pinturas e desenhos.

Quem foi Laura Knight

Laura Knight , nome de solteira de Laura Johnson , foi uma pintora britânica nascida em Long Eaton, Derbyshire , em 1877 e morreu em Nottingham, em 1970. Em 1903, ele viajou para a Holanda , onde seu marido se mostrou muito impressionado com as imagens da Escola de Haia .

De 1894-1906 vivem em Staithes , onde a vida rural foi pintada com cores suaves. Em 1907 mudou-se para Newlyn, que  relacionou-se com o grupo de estudantes em torno de Stanhope Forbes . Suas paisagens a partir deste período tornaram-se mais claras e brilhantes. Em 1918 ela se mudou para Londres , onde entrou em novas áreas temáticas - o teatro, balé e circo, - por isso foi considerada um discípulo de Picasso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!