terça-feira, 9 de julho de 2013

Instituto Ricardo Brennand: espaço cultural imperdível da capital pernambucana



O Instituto Ricardo Brennand, uma das maiores atrações culturais do Recife está instalado em um imóvel que nos remete a um castelo medieval, com direito a torres muito altas e imensas portas e janelas

O Museu de Armas Castelo São João, também criado por Ricardo Brennand, há mais de cinquenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. 


O instituto, criado em 2002 pelo colecionador Ricardo Brennand, é cercado por lagos e jardins e guarda no seu interior tesouros como esculturas, tapeçarias e móveis, além de pinturas, mapas e moedas relativas ao período da invasão holandesa em Pernambuco. Em um museu estão reunidas armaduras da Europa medieval e cerca de três mil armas brancas – facas e canivetes - fabricadas em diversas partes do mundo.

Essas obras de arte estão reunidas em Coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário.

O Instituto Ricardo Brennand coloca Pernambuco no roteiro das grandes exposições Nacionais e Internacionais. Com 1200 m², o salão expositivo tem capacidade de receber até duas mostras simultaneamente e conta com equipamentos de alta tecnologia para preservação de umidade, temperatura, luminosidade e segurança. Além do espaço expositivo, a Pinacoteca do IRB é composta por foyer, auditório com capacidade para 100 pessoas, banheiros, reserva técnica, loja, cafeteria biblioteca e sala do conselho (reservada para eventos).

A pinacoteca do IRB foi inaugurada em setembro de 2002 com a exposição internacional "Albert Eckhout Volta ao Brasil 1644-2002". Merecem destaque no IRB as mostras: "Frans Post e o Brasil Holandês", "Paisagem Brasileira do Século XIX" e "O Julgamento de Nicolas Fouquet". 


Visitar o IRB é um programa obrigatório para quem visita a bela capital pernambucana. Todo o clima de arte que cerca o instituto vale cada minuto que se passa no interior do castelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!