quarta-feira, 31 de julho de 2013

Furtado em 2010, violino Stradivarius é encontrado intacto em Londres


 

Considerado a “Ferrari” dos violinos, o instrumento foi furtado enquanto a dona fazia um prosaico lanche na capital inglesa. Exemplar da marca já alcançou quase 3 milhões de euros em recente leilão


Um violino da tradicionalíssima marca Stradivarius avaliado em 1,4 milhão de euros, furtado em dezembro de 2010 em Londres, foi achado em perfeito estado, conforme anúncio da polícia londrina, nesta terça-feira (30). O furto ocorreu quando a proprietária do instrumento fazia um lanche em um estabelecimento.


Os ladrões levaram o valioso instrumento, que data de 1696, e dois arcos no valor de 78.000 euros enquanto Min-Jin Kym, violinista de origem coreana, comia um sanduíche na estação de Euston, na capital britânica.

Fabricado pelo lendário luthier Antonio Stradivarius, o violino foi encontrado em seu estojo, em uma propriedade no centro da Inglaterra, em perfeito estado de conservação.

A magia do Stradivarius

O segredo por trás dos lendários violinos Stradivarius não é magia, segundo um pesquisador húngaro, mas química. Entusiasta do assunto, Joseph Nagyvary, de 72 anos, estudou a composição da madeira dos instrumentos e concluiu que ela passou por um tratamento químico antes de ser esculpida. Segundo o cientista, isso pode ajudar na fabricação de peças modernas.

Outro aspecto químico importante, que, para o cientista, influenciou a lenda dos Stradivarius, foi o verniz utilizado. Para Nagyvary, a composição complexa do revestimento indica que um químico especializado esteve envolvido. Por maior “sacrilégio” que pareça, o cientista acredita que Stradivari não tinha uma fórmula secreta própria.

Estima-se que ainda existam entre 450 e 512 violinos fabricados pelo italiano, que viveu entre 1644 e 1737. Um deles, batizado de Solomon Ex-Lambert, foi vendido por quase 3 milhões de euros a um comprador anônimo em um leilão, realizado em 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!