segunda-feira, 10 de junho de 2013

Presidente Shimon Peres homenageia escritor falecido Yoram Kaniuk


Gozando de alto prestígio em Israel e no exterior, o escritor recentemente liderou uma campanha pública pedindo que o Estado permitisse que as pessoas se registrassem na Secretaria da População como cidadãos "sem religião"


O escritor e jornalista israelense Yoram Kaniuk, um dos grandes autores da literatura israelense, faleceu no sábado, aos 83 anos, em Tel Aviv, vítima de um câncer, informaram fontes médicas neste domingo. Kaniuk recebeu a homenagem do presidente israelense, Shimon Peres, que considerou sua morte "uma grande perda para a literatura, a cultura e a alma de Israel".


Seus romances de sucesso incluem Himmo, o rei de Jerusalém (publicado em 1965); Adam Renascido (1968); Rockinghorse (1974), O Último Judeu (1982), e de 1948, que lhe valeu o Prêmio Sapir de Literatura em 2010.


Passou a década de 1950 como jornalista e pintor em Nova York, e em 1961 estabeleceu-se em Tel Aviv. Durante sua carreira como escritor, Kaniuk ganhou inúmeros prêmios literários, incluindo o Prêmio Brenner para a literatura, o Prêmio Bialik e Prêmio do Presidente. Em 2012 ele foi nomeado um oficial da Ordem das Artes e das Letras da França.

Kaniuk, que foi ferido durante combates na Guerra da Independência, recentemente conduziu uma campanha pública pedindo que o Estado permitisse que as pessoas se registrassem na Secretaria da População como cidadãos "sem religião".

Prestigiado em Israel e no exterior, o escritor produziu uma vasta obra que inclui 20 romances. Foi traduzido e publicado fora de seu país, especialmente na França. Exodus, a odisseia de um comandante é um de seus títulos disponível em português.

Nascido em 2 de maio de 1930, em Tel Aviv, Kaniuk se alistou muito jovem no Palmaj, a milícia paramilitar sionista e, depois, uniu-se ao novo Exército do Estado de Israel. Esquerdista e militante em favor da paz, também era conhecido por sua incansável luta pela separação entre Estado e religião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!