sábado, 25 de maio de 2013

O Pelourinho é palco em Salvador das comemorações dia Dia da África


Historiador baiano afirma que a celebração da data é importante em um país onde mais da metade da população é negra, mas particularmente em Salvador onde a predominância é de afrodescendentes

 

A luta dos povos africanos por sua independência e emancipação será comemorada em todo o mundo neste sábado, 25 de maio, Dia da África.
Os espetáculos têm entrada franca e serão realizados em várias capitais do país, a partir das 19h. Em Brasília, apresentam-se os músicos Elfatih Hussain e Banda Blue Nile, do Sudão; Oliver Tuku e Banda Black Spirits, do Zinbábue, e Toumani Diabaté, do Mali, são os convidados especias que irão fazer o show da África no Brasil. Além das apresentações musicais, os grupos realizam uma Master Class com professores e alunos da Escola de Música de Brasília. 

O coordenador-geral de Cooperação de Assuntos Bilaterais do MinC, Bruno Melo, um dos organizadores do apoio do Ministério da Cultura às comemorações, disse que o objetivo da promoção destes espetáculos foi o de valorizar as raízes histórico-culturais que unem as trajetórias do Brasil e dos países africanos e de inserir o Brasil nas comemorações do dia 25 de maio, que se estendem pelo mundo todo.


Em Salvador, a mais africana das capitais brasileiras, sexta (24) e sábado (25), serão dias repletos de atividades. Entre os eventos programados, está a celebração no Pelourinho com shows de artistas locais e internacionais, promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com UNEB, UFBA e UFRB.

A festa contará com figuras cativas do cenário cultural de Salvador, como Guiguio, ex- integrante do Ilê Ayiê, e o afoxé Filhas de Gandhy, e com atrações do Guiné Bissau, como as bandas Nós Kuió Bwé e Socakuduro Bidinte, e o músico Patchi de Rima.

Segundo a SecultBA, a programação do Dia da África integra um conjunto de ações desenvolvidas anualmente pela instituição para fomentar e celebrar a cultura negra e africana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!