sábado, 11 de maio de 2013

Centro de Convenções Ulysses Guimarães (DF) recebe o Ballet Nacional da Rússia

Centro de Convenções (DF): escolhido para receber o espetáculo

Ballet Nacional da Rússia chega a Brasília com a missão de surpreender. O grupo faz apresentação única da popular peça "O lago dos cisnes" 

A passagem de Cisne negro (2010) pelos cinemas provocou dois marcos inquestionáveis: a interpretação visceral de Natalie Portman no papel principal e a intensidade que O lago dos cisnes exerce sobre o espectador. O filme consagrou uma peça que reina absoluta em popularidade e impacta quem assiste e quem a interpreta. O reconhecimento traz um fardo às companhias que ousam apresentá-la: a superação. Com inúmeras montagens e um enredo consolidado, os cisnes entram no palco com a tarefa de alçar voos cada vez mais altos. O Ballet Nacional da Rússia encara essa missão amanhã, em uma performance única no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

A preocupação começa na escolha do elenco, conhecido como cast na linguagem do balé. “É preciso estar bem preparado fisicamente, ter o porte necessário e estar ciente da orientação da companhia. Os aspirantes a bailarinos devem amar a profissão, ser disciplinados e se dedicar ao trabalho”, explica o coreógrafo e dirigente da companhia, Viatcheslav Gordeev, que também trabalha no Bolshoi, em Moscou.

A estudante e bailarina brasiliense Erika Canedo sabe bem disso. Com 14 anos dedicados à dança clássica, ela admite que O lago dos cisnes sempre pauta os anseios dos dançarinos. “É talvez o papel mais marcante na vida de uma bailarina. Todos querem dançá-lo”, revelou. Os motivos se alternam: “O lago dos cisnes é muito versátil. Ora dramático, ora mais leve. Não é muito fácil e acaba se tornando um desafio pessoal”, disse. A catarse, segundo ela, fica por conta da execução dos 32 fouettés en tournant, que se tornou uma obsessão para grande parte das bailarinas que enveredam profissionalmente pela dança.


Fonte: CB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!