segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bolshoi Brasil traz espetáculo para o Brasilia



A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil traz para Brasília, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, e em comemoração aos 10 anos do Ministério do Turismo, a história do Balé “Don Quixote”

O Ministério do Turismo comemora seus 10 anos em grande estilo. Na próxima semana, traz a Brasília a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, para apresentação gratuita no Ginásio Nilson Nelson. A companhia encenará o clássico “Don Quixote”, história já universal, com coreografia do russo Vladimir Vasiliev, eleito “bailarino do século” pela Unesco, e 90 bailarinos brasileiros no palco.
A apresentação será na quinta-feira (25/4), às 20h30, e se soma às comemorações pelo Dia Mundial da Dança, em 29 de abril. Os ingressos foram distribuidos hoje, 22 e se esgotaram rapidamente. Cada pessoa teve direito a até dois ingressos e, para retirá-los, foi necessário apresentar o documento de Cadastro de Pessoa Física (CPF).

“É uma honra para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ser escolhida, em meio a tantas manifestações culturais existentes no país, para apresentar o espetáculo ‘Don Quixote’, numa data tão relevante como os 10 anos do Ministério do Turismo”, afirma Valdir Steglich, presidente da escola.

OBRA UNIVERSAL


Os brasileiros Amanda Gomes e Marcos Vinícius, da Companhia Jovem do Bolshoi, interpretam os protagonistas Kitri e Basílio, que vivem uma história intensa de amor, heroísmo e ilusão. O balé é uma criação de Marius Petipa, célebre bailarino e coreógrafo francês, para a companhia do Teatro Bolshoi, na Rússia, em 1869. Petipa se inspirou na obra igualmente universal de Miguel de Cervantes, com música de Ludwig Minkus.

A obra atravessou séculos e permanece como uma das mais encenadas no mundo pelas companhias de dança clássica, ao conferir cores quentes e alegres a um drama ao mesmo quixotesco e shakespeariano. Segundo o libreto de Petipa, Kitri e Basílio, um barbeiro pobre, contam com a ajuda de Don Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Panza, para conseguirem se casar, à revelia da vontade do pai da moça.

Don Quixote é considerada ainda uma obra democrática, pois confere protagonismo a todo o corpo de baile, que conta com tarefas específicas e possibilidades de improvisação nas cenas de multidão. Esse traço foi inserido na obra no início do século passado por Alexander Gorsky, e desenvolvido por Vladimir Vasiliev, ao produzir a obra para os bailarinos brasileiros.

BOLSHOI NO BRASIL 


Única fora da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se instalou no ano 2000 em Joinville (SC), conhecido polo de dança no país, depois de várias participações no Festival Internacional de Dança da cidade. Trata-se de um projeto de inclusão social para crianças e jovens a partir da dança e do desenvolvimento cultural, que já resultou na formação da Companhia Jovem e em 184 alunos formados, depois de oito anos de estudos.

Atualmente, 338 alunos de 19 estados brasileiros estudam no Bolshoi, com 100% de bolsas de estudo. Para se matricular, o estudante precisa cursar o ensino formal (ensinos médio e fundamental).


Fonte: MTur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!