sábado, 6 de abril de 2013

Artistas baianos gravam CD em homenagem a Dominguinhos


Nomes como Targino Gondim, Adelmário Coelho, Quininho de Valente e Gilton Della Cella, entre outros, reúnem-se para gravar disco em homenagem a Dominguinhos. O lançamento será no dia 13.04, em Salvador

Reunindo uma legião de variados artistas, uma coletânea foi recentemente lançada no estado de Pernambuco como tributo a Dominguinhos. Lá foi uma caixa com três CDs. Desta feita amantes do forró na Bahia idealizaram um CD bem elaborado e a expectativa é conseguir o mesmo intento e a magnitude das terras de Luiz Gonzaga.

O projeto contou com o apoio do próprio Dominguinhos, que deu carta branca ao projeto e nem mesmo quis sugerir o repertório. Pediu para que os organizadores escolhessem as músicas que completariam o CD, já que algumas outras haviam sido gravadas anteriormente por músicos locais, com sua participação. Além disso, garantiu, desde aquele momento, a liberação de todos seus direitos em cada música a ser escolhida, cabendo ao grupo buscar a liberação dos parceiros envolvidos. A parte mais trabalhosa ficou a cargo do músico, baiano de Ubaira, Gilton Della Cella. Foi ele que contatou cada parceiro e que conseguiu a liberação do que faltava. As fases seguintes do projeto, inclusive o processo de escolha dos músicos participantes e as gravações em estúdio, continuaram sob a coordenação de Gilton.


Palavras de um dos mentores do projeto, Marcos Barreto: “ao mestre da sanfona, Dominguinhos, o nosso mais sincero agradecimento. Receba este nosso trabalho como uma homenagem dos baianos. Sabemos que aqui também é o seu lugar. Aqui viveram e vivem muitos amigos, parceiros e companheiros de estrada. Aqui também viveu seu irmão Morais, músico por demais conhecido das noites e boemias. Por tudo isso, agora, mais que nunca, A BAHIA CANTA DOMINGUINHOS”.

O disco
Composto de 16 músicas, sendo que 08 (oito) de autoria de Dominguinhos e parceiros, interpretadas por artistas baianos ou aqui radicados e 08 (oito) de autorias diversas com a participação do Homenageado. As canções do CD além de fazerem referência ao grande músico e compositor, também passeiam pelos diversos gêneros do cancioneiro nordestino: Xote, baião, arrasta-pé, xaxado, marcha, baladas dentre outros, bem como uma poética que envolve vários temas. Dominguinhos é uma referência viva do autêntico forró nordestino, discípulo do Rei do Baião Luiz Gonzaga.


MÚSICAS COMPOSITORES CIDADES REPRESENTADAS

Targino Gondim – QUERO O TEU SORRISO (Targino Gondim e Dominguinhos) JUAZEIRO-BA
Adelmário Coelho - RISO CRISTALINO (Dominguinhos e Climério) CURÁÇÁ - BA
Celo Costa – AFAGO DA DISTÂNCIA (Celo Costa) SALVADOR - BA
Del Feliz - SAUDADE DE TETÊ (Del Feliz) RIACHÃO DO JACUÍPE - BA
Eugênio Cerqueira – NA SOMBRA DA SAUDADE (João Sereno/ Targino Gondim e Anselmo Gomes) MORRO DO CHAPÉU - BA
João Sereno - TEMPO MENINO (João Sereno e Kaká Bahia) JUAZEIRO -BA
Pedro Sampaio NO PULADINHO (Dominguinhos e Nando Cordel) XIQUE XIQUE - BA
Gilton Della Cella - VOU VOLTAR (Dominguinhos e Climério) UBAÍRA - BA
Marquinhos Café - TO BERANDO (João Silva e Zé Mocó) SALVADOR - BA
Marcelo Nunes - GAVIÃO PENERADOR (Dominguinhos e Marcos Barreto IBOTIRAMA - BA
Ito Moreno - TO CHEGANDO (Ito Moreno e Kleber Moreno) MACAÚBAS - BA
Antonio José - O QUE DISSE MEU PAI (Antonio José) MARAGOGIPE - BA
Quininho de Valente - BRINCADEIRA DE RUA (Dominguinhos e Carlos Alberto Barbosa) VALENTE - BA
Luciano Magno BAIÃO EXPERIMENTAL (Luciano Magno) PAULO AFONSO - BA
Cléber Eduão SENHORA DA MINHA ALEGRIA (Dominguinhos e Xico Bizerra) SÃO GABRIEL –BA
Flor do Cangaço – POR VOCÊ (Dominguinhos e João Sereno) SALVADOR – BA

LANÇAMENTO DO CD
Data: 13 de abril de 2013
Horário : a partir das 14 horas
Local : restaurante Grande Sertão – Costa Azul – Salvador-Ba
Couvert : R$ 20,00 com direito ao cd

Um comentário:

  1. Obr Euriques Carneiro, por divulgar este encontro de forrozeiros em seu Blog, tive o privilégio de ser tambem um dos idealizadores desse projeto juntamente com Marcos Barreto e Gilton Della Cella em fazer essa justa homenagem ao nosso mestre e amigo Dominguinhos.

    Valeu irmão

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!