sábado, 9 de março de 2013

Talento de avô para neto, um fato novo na MPB

Daniel Gonzaga: neto de Gonzagão
 é um dos que despontam na nova MPB


Netos de grandes nomes da MPB são os novos rostos da música brasileira. Eles seguem a mesma trilha e despontam como legítimos herdeiros de mestres como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Luiz Gonzaga e Dorival Caymmi

A nossa MPB está repleta de exemplos de herdeiros diretos de nomes de primeira grandeza da música, mas desponta uma nova geração de netos desta constelação que buscam o seu espaço mas não gostam de rótulos e comparações

O que há em comum entre Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Luiz Gonzaga, Billy Blanco, Monarco e Martinho da Vila, além de serem responsáveis por importantíssima contribuição para a história da música popular brasileira? Todos eles têm nos netos seguidores de sua arte. Cada um, à sua maneira, em seu segmento, de alguma forma mantém viva a memória dos avós.

Mesmo vivendo experiências bem particulares em um outro momento, Daniel Jobim, Mariana de Moraes, Alice Caymmi, Daniel Gonzaga, Pedro Sol, Estrela Blanco, Lua Blanco, Juliana Diniz e Dandara Ventapane deixam claro que trazem no sangue o gene artístico dos antepassados e falam deles com orgulho. A maioria os vê como referência, mas há quem busque seguir o seu próprio caminho — evitando comparação.

Todos demonstram talento e têm um grande horizonte pela frente, mas precisam mostrar que não dispõem apenas de uma bela herança genética. Necessitam reafirmar que são capazes de montar uma carreira duradoura e profícua. Nossa MPB precisa de novos nomes já que os seus grandes representantes já estão na casa dos 60, 70 anos e não temos muitos nomes para recompor este precioso e talentoso quadro. Nos últimos anos, têm surgido alguns nomes novos, mas que emplacam um sucesso aqui, outro ali e somem da mesma forma que aparecem. O que os amantes da boa música esperam é que estes novos valores possam dar prosseguimento à extensa obra dos seus avós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!