terça-feira, 18 de setembro de 2012

Kuarup: a gravadora que deu visibilidade à música regional, relança discos raros


 
Fundada em 1977, a Kuarup Música se notabilizou por lançar trabalhos de artistas brasileiros que não tinham apoio das grandes gravadoras, os ditos independentes

Quem é fã de música regional, certamente conhece a Kuarup, gravadora responsável por lançar verdadeiras preciosidades do gênero, a exemplo dos álbuns Cantoria 1 e Cantoria 2, ambos gravados no Teatro Castro Alves, em Salvador, em janeiro de 1984. O show, que se tornou um divisor de águas para os artistas participantes, - Elomar, Xangai, Vital Farias e Geraldo Azevedo, - foi acústico pois reuniu apenas os músicos e seus violões, onde eles interpretaram suas canções, com ritmos, letras e melodias típicos do sertão nordestino.
 
Decorridos quase três décadas, a Kuarup relança os álbuns Cantoria 1 e 2, para deleite dos incontáveis fãs que ainda lotam os shows dos artistas que, a exemplo de vários outros nomes da MPB, estão chegando à casa dos 70 anos de idade. Outros trabalhos igualmente antológicos, estão também sendo reeditados a exemplo do álbum O Novo Amanhece, de Renato Teixeira e Zé Geraldo(2000). Neste disco, um artista interpreta as músicas do outro e teve a participação especial dos filhos dos cantores.
 
Seguindo na mesma linha, também estarão disponíveis Pena Branca canta Xavantinho, (gravado logo após a morte de Xavantinho) e Semente Caipira, ambos de Pena Branca. A dupla Pena Branca (José Ramiro Sobrinho) e Xavantinho (José Ramiro da Silva), foi desfeita pelo destino, em 1999, com a morte de do irmão mais novo, Xavantinho. Pena Branca continuou encantando o seu público até 2000, ano em que foi fazer companhia ao irmão, em caráter definitivo.

O diretor artístico da Kuarup, Rodolfo Zanke, definiu assim a decisão de relançar os trabalhos: “Os disco estavam fora de catálogo há muito tempo e são sempre disputados em sebos, por colecionadores e com preços nas alturas em sites de vendas de novos e usados, como o Mercado Livre, por exemplo.”
 
Zanke comentou ainda os próximos lançamentos que estão por vir, que trará trabalhos de Teca Calazans, Xangai, Renato Teixeira e Heraldo do Monte, entre outros nomes do gênero. Excelente iniciativa da Kuarup. A boa música brasileira agradece penhoradamente.

Euriques Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!