sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A enquete do Estadão aponta disco do Los Hermanos como melhor da história da MPB












Muito longe da unamidade'Ventura', do Los Hermanos é eleito o melhor disco brasileiro de todos os tempos

Após onze dias da enquete aberta ao público, mais de 25 mil votos computados, o disco Ventura, da banda Los Hermanos, foi eleito por internautas o melhor álbum brasileiro da história, com 2.816 votos (veja o “Top 10” abaixo). Lançado em 2003 e produzido por Kassin, este é o terceiro trabalho de estúdio na carreira do quarteto carioca, formado por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Bruno Medina e Rodrigo Barba.

Na segunda posição da eleição promovida por uma rádio e um jornal paulistas,  ficou o álbum Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, lançado em 1972. Dois, da Legião Urbana, terminou no terceiro lugar. Formada por 30 discos, a enquete ficou aberta para votações entre os dias 25 de agosto e 4 de setembro.
Nas fronteiras entre o rock e a MPB, entre o alternativo e o mainstream, Ventura ajudou a consagrar dois dos melhores compositores e letristas da nova geração: Camelo e Amarante. Algo que não se via desde Renato Russo. Quase sempre românticas, as canções tem arranjos robustos e refinados, guitarras suingadas e metais em expansão. Vencedor e Cara Estranho foram os principais hits, seguidos por Samba a Dois e Último Romance.
O disco sucedeu Bloco do Eu Sozinho (2001), marcado pelo rompimento com a gravadora Abril Music, que teria desgostado do resultado do disco. Existia uma expectativa de se emplacar uma “nova Anna Júlia”. A banda migrou para BMG e ali começou a aprofundar esta relação do rock, ambiente que os rapazes cresceram, com as referências da MPB, do samba e das marchinhas. O disco foi bem recebido pela crítica, mas teve pouca repercussão popular.

Com Ventura, a banda conquistou amplo prestígio, virou fenômeno pop e viu sua legião de fãs multiplicar em larga escala. Claro que a enquete é apenas um indicador por dois motivos básicos: foi feita apenas com leitores e ouvintes de determinados jornal e emissora de rádio e foi utilizada um veículo de comunicação mais ao gosto de pessoas jovens. Daí o resultado apontar como vencedor um disco de uma banda de rock, como o melhor de todos os tempos.

 Se fizermos mais uma centena de pesquisas do gênero ainda não teremos um resultado unânime, mas a vitória do álbum do Los Hermanos foi surpresa até para eles.


Vejam o resultado final da enquete:

POSIÇÃO
ARTISTA
ÁLBUM
ANO DE LANÇAMENTO
1º.
Los Hermanos
Ventura
2003
2º.
Milton Nascumento e Lô Borges
Clube da Esquina
1972
3º.
Legião Urbana
Dois
1986
4º.
Ellis Regina e Tom Jobim
Ellis & Tom
1974
5º.
Raul Seixas
Krig-há, Bandolo
1973
6º.
Chico Buarque
Construção
1971
7º.
Titãs
Cabeça de Dinossauro
1986
8º.
Novos Baianos  e Secos & Molhados               
Acabou Chorare e        “Secos & Molhados
1972
1973
9º.
Vários
Tropicália e Panis Et Circenses
1986
10º
Roberto Carlos
Roberto Carlos
1971


Referência: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!