domingo, 5 de agosto de 2012

Filme de Hitchcokc é eleito o melhor da história, na eleição de 2012, da revista Sight & Sound



Depois de cinco décadas de reinado, “Um Corpo Que Cai”, de Alfred Hitchcock, destrona “Cidadão Kane”, de Orson Welles,  do posto de melhor filme de todos os tempos

Desde 1962 e a cada década, a revista inglesa Sight and Sound promove o concurso para eleger o melhor filme da historia do cinema. Até então o pentacampeão era “Cidadão Kane”, filme multipremiado de Orson Welles. Na edição de 2012, surgiu um novo ocupante do posto, também um cultuadíssimo filme, do também mestre, Alfred Hitchcock, “Um Corpo que Cai”.

Para a eleição, são convocados 846 profissionais ligados à sétima arte de todo o mundo e, a cada dez anos, varias películas  vinham se alternando na lista, exceção apenas de “Cidadão Kane” que ocupou a liderança até a edição de 2012. “Um Corpo que Cai” ocupou a segunda colocação na eleição de 2002, chegando ao topo na última edição, mas sempre esteve entre os 10 mais. A relação costuma privilegiar grandes clássicos do cinema e não foi diferente em 2012. 

Confirma o top ten do cinema mundial:
1.      Um Corpo que Cai
2.      Cidadão Kane
3.      Era Uma Vez em Tóquio
4.      A Regra do Jogo
5.      Aurora
6.      Uma Odisseia no Espaço
7.      Rastros de Ódio
8.      Man with a Movie Camera
9.      A Paixão de Joana D’Arc
10.    8 e ½

Euriques Carneiro

Um comentário:

  1. São ambos filmes fantásticos, mas Cidadão Kane é um marco da história cinematográfica. Qualquer um dos dois representa condignamente o título de "melhor de todos os tempos".

    Wilton Seixas

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!