sábado, 18 de agosto de 2012

Estão abertas as incrições para seleção de projetos do Petrobras Cultural




Petrobras destinará R$ 67 milhões para a seleção pública de projetos culturais de todo o Brasil. Poderão inscrever-se trabalhos de áreas como apoio a exposições e artistas, além da preservação da memória, produção e difusão.

As inscrições para a seleção pública de projetos culturais da Petrobras Cultural foram lançadas no fim da manhã desta sexta-feira (17/8), no edifício sede da empresa, no Rio de Janeiro. O anúncio do lançamento contou com a presença da ministra de Cultura, Ana de Hollanda, e do diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo, que representou a presidente da Petrobras, Graça Foster.

O programa vai destinar R$ 67 milhões para projetos de todo o país em onze áreas culturais, dentro das linhas: preservação e memória e produção e difusão. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje e seguem até 1º de novembro pelo site www.petrobras.com.br/ppc.

A edição de 2012 do Petrobras Cultural contará com algumas novidades. Foram criadas duas novas áreas de seleção: circulação de exposições e apoio a artistas, grupos ou redes musicais. Outra mudança foi o aumento do período de patrocínio à manutenção de grupos, companhias de teatro e de companhias de dança para três anos. Na seleção pública de apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio será de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira, o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação de material original em estúdio ou ao vivo. 

As comissões de análise técnica da seleção pública Petrobras Cultural são formadas por profissionais que atuam diretamente nos setores contemplados pelo programa. A comissão inclui realizadores, pesquisadores, críticos, curadores e acadêmicos, entre outros. A composição dela é renovada a cada ano e busca atender a maior diversidade possível de perfis para os julgamentos dos projetos, que são selecionados por seu mérito qualitativo.
A ação extraordinária Petrobras/Ministério da Cultura marca a continuidade da parceria iniciada em 2003 na realização de editais de seleção pública e projetos estruturantes.

O edital contempla também fomento a culturas indígenas, identidades, povos, comunidades tradicionais, culturas ciganas e LGBT, cultura viva-mulher e revista de história da Biblioteca Nacional.

Fonte: CB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!