segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artesanato da Região Centro Oeste destaca o grupo Flor do Cerrado




Por mais paradoxal que possa parecer, o galopante processo de globalização valorizou o fazer manual. O artesanato, hoje, é a contrapartida à massificação e à uniformização de produtos globalizados, promovendo ao mesmo tempo o resgate cultural e a identidade regional

Vem da região centro-oeste, um dos mais belos produtos artesanais e que, além da beleza traz no seu bojo um apelo bem contemporâneo que é a sustentabilidade. A matéria prima utilizada, folhas de árvores, são 100% ecológicas pois elas não são retiradas vivas e sim quando caem dos galhos.

As mais utilizadas e preferidas pelos artesãos, são as folhas da árvore moeda, pela textura e pela facilidade de “esqueletizar”. O grupo Flor do Cerrado/DF  é um dos que mais se destaca neste tipo de arte. A produção é pequena, pois há consciência ambiental. São usadas apenas as folhas descartadas pelas árvores, para não esgotar a planta e não prejudicar a natureza.

O processo de esqueletização consiste em deixar as milhares de folhas no fogão à lenha por um certo tempo, lavar e separar por tamanho. A esqueletização serve para que as folhas sejam preservadas secas, impossibilitando o desenvolvimento de fungos. Depois é feito crochê com elas para montar as flores. As mulheres da Flor do Cerrado também fazem tingimentos naturais destas flores com urucum, pau-brasil, macela e açafrão.

 Toda essa técnica é uma arte. A esqueletização torna as folhas delicadas, quebradiças e difíceis de serem crochetadas. É preciso ter uma mão muito delicada para trabalhar. Para se ter uma ideia, para fazer uma cortina de 1,30 x 1,60 m são cerca de um mês de trabalho e alguns milhares de folhas esqueletizadas e finamente trabalhadas.

3 comentários:

  1. Achei muito legal, principalmente porque não prejudica a natureza ^^

    ResponderExcluir
  2. preciso das folhas esqueletizadas alvejadas em quantidade para casametno de minha filha como faço para comprar? tem alguem pra me indicar?

    ResponderExcluir
  3. Aonde posso comprar em sp..?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!