quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A gastronomia costarriquenha é destaque de festival em Brasília



Festival Gastronômico da Costa Rica comemora a semana do “dia dos pais” e surpreende pela diversidade e sabor


Quando se fala em culinária internacional, todos pensam no Japão, Itália, Franca ou ate nas comidas apimentadas do México, mas dificilmente alguém vai se lembrar da gastronomia costarriquenha. Apesar da pouca tradição, começou nesta terça-feira e vai até o domingo do Dia dos Pais (12/8) o Festival Gastronômico da Costa Rica. O evento vai oferecer o melhor da gastronomia típica durante os buffets de almoço nas redes de restaurantes de Brasília e os promotores estudam estender o festival para outras capitais. 

A ideia do festival é presentear os pais com delícias da culinária costarriquense. No cardápio do festival um dos pratos mais famosos da Costa Rica, o Gallo Pinto, feito a base de arroz e feijão. Também serão servidos Picadilho (filé mignon em cubos com molho de queijo e champignon grelhado, sem pimenta), Tamales (tipo de pamonha cozida na folha de bananeira, a base de milho branco, recheada com carne de porco, frango e legumes), o Pescado en Hoja de Plátano (assado na folha de bananeira e acompanhada com banana assada e batatas) e o Pollo Guisado (frango com tomilho, alho ao molho de legumes e uva-passa). 

Para a sobremesa o chef David Lechtig escolheu Buñuelos con Miel (bolinho de trigo embebido em calda de melado, aniz e vinho branco) e Corbatas (massa de trigo crocante coberta com melado) para incrementar o cardápio. As delícias adocicadas estão inclusas no buffet de terça a sexta das 12h às 15h e aos sábados e domingo das 12h às 16h. 

Mais sobre a culinária costarriquenha

A culinária da Costa Rica têm influências da comida caribeña e mexicana com feijões, tortillas de milho, legumes e banana, muito presentes nos pratos típicos. Mas a grande diferença está na característica da comida, que quase não utiliza pimenta na preparação dos pratos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!