sexta-feira, 27 de julho de 2012

“Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim Cantam Vandré e Gonzagão”: espetáculo foi apresentado em São Paulo



Saulo Laranjeira também prestou tributo a Luiz Gonzaga, em turnê por várias cidades mineiras e em São Paulo. Outro ícone da MPB, Geraldo Vandré, também foi homenageado

Saulo Laranjeira, nascido Saulo Pinto Muniz, é natural de Pedra Azul, na região do Vale do Jequitinhonha (MG)e sempre se interessou pela vida artística, montando pequenos espetáculos quando era criança, baseado no que assistia no circo. Em 1966 muda-se para Belo Horizonte, onde começa a trabalhar com teatro infantil. Na década seguinte vai para o Rio de Janeiro, e começa a travar contato com o meio musical. Promove inclusive um festival de música em sua cidade natal. Em 75 vai para São Paulo, e começa a se apresentar ao lado de artistas como Dércio Marques (peão na Amarração, de Elomar), Zé Gomes e Doroty Marques, com que forma o grupo Ínkari.

No ano de 1978 montou um centro cultural, Fulô da Laranjeira, do qual derivou seu nome artístico. Atuou como produtor e agitador cultural, montando espetáculos musicais e teatrais. Em 1985 volta para Minas Gerais, onde passa a apresentador do programa Arrumação, na TV Cultura Minas, sobre música brasileira e manifestações populares. “Arrumação é um capítulo à parte da carreira de Saulo e uma das mais expressivas manifestações culturais da TV brasileira. A música de abertura, - com o mesmo nome do programa, - já mostrava a qualidade da atração: uma bela composição de Elomar Figueira de Melo, com magistral interpretação do piauiense radicado em Goiás, Francisco Aafa. Saulo dava vida a seus vários personagens e recebia convidados integrantes da fina flor da cultura regional.
Ainda em 1985, lançou o primeiro disco, "Minas da Lua", logo seguido por "Jeito Sonhador" (1989), "Sal" (94) e "Fulô da Laranjeira Vol. 1" (98). Também foi apresentador dos programas Raízes e Som Nascente, em emissoras locais de Minas, São Paulo e Paraná. No dia 29 de abril passado, o espetáculo “Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim Cantam Vandré e Gonzagão”, que passou antes por diversas localidades mineiras, foi apresentado na Praça da Liberdade, em São Paulo, comemorando o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. Mais que uma homenagem, o show “Saulo Laranjeira e Saldanha Rolim Cantam Vandré e Gonzagão” foi uma perfeita sintonia entre os artistas transformando suas histórias e afinidades em momentos de pura arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!