segunda-feira, 2 de julho de 2012

Maestro Gustavo Dudamel: a revelação da música erudita


O trabalho do maestro venezuelano Gustavo Dudamel já está disponivel no conjunto de CD e DVD lançado por selo alemão

Quando se fala em musica erudita, os primeiros países que vem à mente das pessoas  são Áustria, Alemanha e outros países do continente europeu, origem dos imortais  Bach, Mozart e Beethoven.

Dentro deste universo, está surgindo o nome de um jovem maestro, oriundo de um país nada convencional: a Venezuela. O maestro Gustavo Dudamel, de apenas 31 anos, vem se transformando em um fenômeno da musica clássica mundial. Ao assumir o comando da Orquestra Simon Bolivar, com pouco mais de 18 anos, ganhou notoriedade internacional e vem sendo convidado para reger as mais renomadas orquestras do planeta.

Celebrando este brilhante momento, ao gravadora alemã Deutsche Grammophon lança o combo  DVD e CD Gustavo Dudamel  Discoveries, com distribuição da Universal Music. O trabalho reúne uma seleção de obras de autores clássicos como Beethoven (1770 – 1827), Tchaikovsky (1840 – 1893) e Stravinsky (1882 – 1971).

Ao lado das faixas das “feras” citadas, foi aberto espaço para nomes novos como o mexicano Arturo Márquez, outro nome fora da Europa que vem ganhando destaque. Dudamel vem incluindo no currículo as funções de maestro da Sinfônica de Gotemburgo , além de dirigir a Filarmônica de Los Angeles, tudo isto sem se descuidar das suas funções na Simon Bolivar.

Fonte inspiradora do projeto Neojiba – Núcleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, Dudamel e seus músicos passaram por Salvador em 2011, onde fizeram uma apresentação no Teatro Castro Alves.  No encontro da Simon Bolivar com o Neojiba, Gustavo regeu a jovem orquestra baiana com raro talento e demonstrou a mesma sensibilidade de grande maestro que é, com os garotos da Neojiba.

O conjunto de DVD + CD de Gustavo Dudamel já pode ser encontrado em lojas especializadas, - físicas ou virtuais, - ao preço médio de R$ 40,00. 
Orquestra Simon Bolivar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!