domingo, 8 de julho de 2012

Guia do Caminho de Santiago de Compostela, é recuperado um anos após ser furtado

Polícia espanhola recupera o códice do caminho de Santiago




No mundo inteiro, uma legião de peregrinos almeja fazer aquela que é considerada a mais sonhada "viagem espiritual": o Caminho de Santiago.
Situada na província da Corunha, Santiago de Compostela é a capital da Galiza, tem área de 223 km² e população de 93 712 habitantes. É mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, para onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago, de maneira a depararem-se com o túmulo de Sant'Iago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi para lá trasladado.


Na última quarta-feira 04.07, aniversário de seu misterioso furto, o “Códice Calixtino” (mais antigo guia para peregrinos do caminho de Compostela) foi recuperado pela polícia espanhola. Contrariando as expectativas, o livro que data do século XII e é de valor inestimável não estava em mãos de gananciosos traficantes internacionais de obras de arte – mas, sim, nos fundos da casa de um ex-eletricista da catedral de Santiago. No seu depoimento, o ladrão afirmou que furtou o códice para se vingar do deão (Título de dignidade eclesiástica logo abaixo do bispo ou arcebispo) da catedral que o demitiu.
Peregrinos de todo o mundo comemoraram a recuperação do importante e místico guia do caminho de Santiago de Compostela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise.
Obrigado!